quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Um ato de prudência


Não sei porque, mas é mais comum escrevermos críticas do que elogios. Hoje vai ser diferente.
Sábado passado, 6/11, recebi uma mensagem do Irineu Pinto pedindo a quem fosse escalar na falésia no domingo resgatar uma costura BD (foto ao lado) que ele deixou para abandonar a via Cinturão Galático, uma das raras do pico com chapas, devido à chuva que o surpreendeu. No domingo o Alexandre Querido entrou na via, fez o resgate e a deixou comigo para entrega-la ao dono.
Este relato aparenta ser de uma situação normal, desmerecedora de comentários, mas não é! Quantos de nós faríamos o que o Irineu fez? Você que está lendo este texto agora, deixaria uma custura novinha lá? Não se arriscaria a escalar até a base mesmo chovendo? ou talvez abandonar uma fita, um cordim, um dos mosquetões da costura, etc, mesmo sabendo que haveria grande chance de alguém recuperar sua costura e a devolver, claro que haveria sempre o risco de perdê-la não é? Se você, que faria diferente dele, estivesse no lugar dele lá no sábado, talvez hoje estivéssemos muito tristes, noticiando um acidente, sentindo a sua falta e amargando o fechamento do nosso pico de uma forma melancólica. Felizmente isso não aconteceu. Devemos agir com responsabilidade e de forma preventiva, como fez o Irineu, para que nunca aconteçam acidentes graves.
Parabéns Irineu pela sua responsabilidade, desapego a uma costura e apego à segurança, você demonstrou respeito ao pico, a você e a todos nós.

3 comentários:

  1. Totalmente apoiado!!! Eu já abandonei (sem a mínima possibilidade de recuperar) mosquetões (sim, mais de 1), fitas, cordeletes e abandonaria o dobro mais algumas vezes. Graças a isso minhas descidas foram seguras e continuo aqui pra poder escalar mais (e se precisar abandonar equipo pra continuar escalando).
    Parabéns pelo post que abre o olho de muita gente que acha que um mosquetão vale mais que uma vida.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Alexandre Querido pela honestidade em buscar o verdadeiro dono da costura que encontrou na rocha. Muitos esconderiam o fato para adicionar mais um item aos seus equipamentos. Contudo o Querido está de parabéns pelo ato de amizade e companheirismo ao Irineu.
    Parabéns Querido pela honestidade
    Parabéns Irineu pela precaução.

    ResponderExcluir
  3. Que surpresa esse port! Obrigado Inácio.
    Nesse caso o escalador era o Flávio Chan e eu estava na seg.
    Desde que iniciamos nas aventuras na nossa cabeça sempre foi de que em qualquer situação a segurança vem em primeiro lugar. Abandonaríamos essa costura mesmo que fosse para perdê-la.
    Somos assim na escalada, trekking, bike, etc...
    Grande abraço!
    Irineu Pinto

    ResponderExcluir