quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Novos projetos e cadenas e a visita do Seu Renato.


Nos dias 13, 14 e 15 de novembro, feriadão da Proclamação da República, estivemos acampados na Falésia Paraíso. O tempo esteve feio no sábado, deixou algumas paredes úmidas, mas foi melhorando e deu para escalar bastante e abrir novas vias. Muitos escaladores compareceram, o que nos deixou gratamente surpresos.
Recebemos também a ilustre visita do Seu Renato, que, no domingo, levou familiares para verem de perto o que rola em suas paredes, retornando na segunda-feira. Interpretamos isso como um bom sinal, pois, ninguém leva a família para ver o que não gosta, não é? E também como um alerta para sempre mantermos a boa conduta durante a nossa permanência na falésia, pois, ele sempre chega sem avisar, o que é correto, pois, é a "casa" dele.
Nos três dias abrimos três novas vias chegando assim ao número de 63, duas no setor Seu Renato: Velho Gerreiro, situada imediatamente à direita da grande Paineira, possui 30 m, e já recebeu a primeira cadena do Jean Flauber que a graduou em VIIIb. A outra, imediatamente à esquerda da Paineira, também com 30 m ainda é projeto. A terceira trata-se de uma variante da Aresta Arisca, que evita a entrada sob o teto e ficou com o nome de Aresta Mansa, sua linha reta foi graduada em VIsup, mas se for feita uma saída para a direita após o teto, tem seu grau reduzido para V, sendo mais uma opção para os iniciantes. Na foto acima estou fazendo uma travessia para fixar a parada da Aresta Mansa.
Mais um projeto que caiu foi o da via Em Busca do V Grau, no setor 90 Graus, que foi detonado pelo Kalango, que deu à via, curta e grossa, VIIIa.
Todas estas informações estarão em breve nos croquis.

2 comentários:

  1. Parabéns Professor Inácio e demais conquistadores pelo empenho na abertura das vias. São pessoas como vcs que o montanhismo está precisando. Pessoas de atitude e de ação!
    Come on!!!
    Abraço,
    Juliano Magalhães
    PS: Em dezembro apareço aí!

    ResponderExcluir
  2. Grande Juliano,
    Ficamos felizes com o seu comentário, que, vindo de quem, além de excelente escalador, é conquistador de excelentes vias, serve como incentivo à continuidade do nosso "trabalho".
    Apareça.

    ResponderExcluir